22 de jul. de 2011

A EDUCAÇÃO NO BRASIL ( DITADURA MILITAR)




      A ditadura militar foi um período da nossa história permeado pelo regime político autoritário, em que a democracia foi castrada e abolida da vida dos brasileiros. Mediante o quadro político que se apresentou nesse período, muitos movimentos sociais foram extintos do cenário nacional, assim como muitas vozes foram cessadas, tendo repercussão na arte, na música, nas vozes de diversos intelectuais, a exemplo de Paulo Freire, Chico Buarque, Anísio Teixeira, e outros. A educação ficouCom a institucionalização da República, vamos ter, no cenário brasileiro, a permanência de alguns acontecimentos antes ocorridos durante o Império, como exemplo, a exclusão social, a discriminação e a estratificação social muito latente.
Abordaremos, particularmente a partir deste momento da aula, sobre a
campanha “De pé no chão também se aprende a ler”. Você já ouviu falar sobre ela? Pois bem, essa Campanha foi criada em 1961 na gestão do prefeito DjalmaMaranhão, um governo populista em pleno surto de desenvolvimentismo e nacionalismo. A Campanha visava atender a um público diversificado de crianças e adultos, sem distinção de classe social.O título da Campanha se deve ao slogan: que até de pé no chão também é possível aprender a ler. E mesmo sem farda ou prédio escolar convencional, o slogan da Campanha frizava que há possibilidades de haver trocas culturais. Diferentemente do sistema formal de ensino, a Campanha funcionou contando com diversos espaços públicos, com a participação popular, apoio dos sindicatos, igrejas, cooperativas e residências particulares na fomentação de:
  acampamentos escolares;
  escolinhas;
  construção dos acampamentos e palhoças;
  bibliotecas populares;
  praças de cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Los heterogenéricos - Espanhol

  Heterogenéricos e heterotônicos em Espanhol Os heterogenéricos são substantivos que mudam de gênero de uma língua à outra, e os heterotôni...