6 de nov. de 2011

Ranking das Principais Redes Sociais no Brasil

Ranking das Principais Redes Sociais no Brasil

22/08/2011
por Alquimia Popular

Brasil dos poucos Internautas

Com a ascensão das mídias sociais no país não faltam matérias, notícias e pesquisas a serem publicadas sobre o tema abordando o comportamento sociável do brasileiro adepto às novas tecnologias. Muito se fala em números e pouco se fala em teoria. Partindo dos pressupostos teóricos, quais seriam as maiores redes sociais on-line no Brasil por número de usuários ativos?

Segundo pesquisa feita pelo Ibope e publicada pela Revista Época, o Top 10 Brasil seria:

1 – MSN * com 27.4 milhões
2 – Orkut  com 26 milhões
3 – Youtube com 20 milhões
4 – Twitter com 9.8 milhões
5 – Facebook com 9.6 milhões
6 – Skype * com 5 milhões
7 – FormSpring * com 4 milhões
8 – Flickr com 3.5 milhões
9 – Ning com 3 milhões
10 – Sonico com 2 milhões

Conforme o gráfico acima, percebemos que, ainda, mais da metade dos brasileiros não tem acesso à internet ou não a usam. Somos mais de 190 milhões de brasileiros e 116 milhões (61,2%) não usufruem da web. A pesquisa do IBGE usou como critério o acesso à internet através de residências, trabalho, escolas e cybers ou lan houses.

Outro dado importante, que se refere ao segundo gráfico: Não podemos inferir dos 73,9 milhões de brasileiros que usam a internet, quantos já possuem alguma conta nas redes sociais.

Dos que usam a internet e tem uma conta nas redes sociais, vale pensarmos que um usuário do top pode muito bem ser usuário de qualquer outra rede, ou seja, posso ter uma conta MSN, Orkut, Youtube, mas não ter uma conta Ning, por exemplo, o que nos faz entender que não se pode estimar o número total de usuários nas redes sociais.

Mas podemos deduzir que apenas 37,07% das pessoas que tem acesso à internet no Brasil usam o MSN, ou seja, só 27,4 milhões de brasileiros. Isso representa quase 15% da população total.

http://alquimiapopular.wordpress.com/2011/08/22/ranking-das-principais-redes-sociais-no-brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Los heterogenéricos - Espanhol

  Heterogenéricos e heterotônicos em Espanhol Os heterogenéricos são substantivos que mudam de gênero de uma língua à outra, e os heterotôni...