21 de jun. de 2011

IDEIAS PEDAGOGICAS DO RENASCIMENTO

Vejamos a partir de então, alguns dos pensadores que
contribuíram para o reflorescer do Renascimento da novas ideias
pedagógicas:


Erasmo de Rotterdam (Holanda, 1466-1536) – pensador de uma
visão crítica da sociedade, (teceu críticas contudentes à Igreja e às
estruturas sociais da época). Pensador de visão cosmopolita, propõe
mudanças educacionais significativas na estrutura vigente da época, como,
por exemplo, a adequação das línguas clássicas (como o latim e o grego),
propõe, também, a valorização do papel do professor, principalmente no
que diz respeito à sua formação e defende uma educação pública.
 
Tommaso Campanella (1568-1639) – estudioso das ciências
naturais, defende a ideia de que a construção do conhecimento ocorra via
observação e experimentação. Para ele, a criança deve aprender através
do ato de brincar, isso em todas as áreas do saber. Vincula a relação saber
teórico e saber prático. Campanella foi condenado, na época, a 27 anos
de reclusão por ser suspeito de proferir heresias.

Francis Bacon (1561-1626) – Defende a ideia de renovação dos
métodos de instrução da época e sugere a necessidade do uso da
experimentação do método científico, o qual deve estar em processo
produtivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Los heterogenéricos - Espanhol

  Heterogenéricos e heterotônicos em Espanhol Os heterogenéricos são substantivos que mudam de gênero de uma língua à outra, e os heterotôni...