1. Escolha a série de acordo com sua temática
A vantagem da larga oferta de seriados é que você sempre encontra uma temática que tem mais a ver com seus objetivos e interesses.
Entre plantões médicos, cotidiano da polícia americana, dia a dia em pequenas vilas ou cidades enfestadas por zumbis, sempre vai ter uma série com a qual você vai se familiarizar mais, podendo usá-la como instrumento para aprender inglês.
Se você quer trabalhar sua pronúncia, por exemplo, a série Orphan Black é uma ótima opção, pois fala de uma mulher que tem vários clones, cada um de uma nacionalidade e um sotaque diferente. Aqui, a graça da série é justamente identificar as mudanças de linguagem que a atriz faz ao interpretar cada clone.
Em Once Upon a Time, por sua grande variedade de personagens, são diversos atores de diferentes países de língua inglesa — algo que fica claro se reparamos em seus sotaques.
Já para quem prefere um drama de vida familiar às antigas, Downtown Abbey não deixa a desejar e ainda garante um ótimo contato com o sotaque britânico.
Você também pode optar por séries com episódios mais curtos, como as comédias, mais conhecidas como sitcoms (situation comedies). Assim, além de rir um pouco, você vai ter contato com várias gírias e expressões idiomáticas. Nesse caso, qualquer uma das 10 temporadas de Friends é imbatível!
Na verdade, vale ressaltar que são muitas as sitcons ótimas para aprender inglês. Algumas mais novas, outras, mais antigas — porém, ganhando novas temporadas na Netflix, como é o caso de Gilmore Girls.
2. Para aprender inglês assistindo séries, assista com e sem legendas
De fato, são diferentes as opiniões de professores e especialistas de ensino da língua inglesa sobre como proceder na hora de assistir a série escolhida e aprender inglês assistindo séries. Mas alguns pontos levantados por eles acabam se convergindo. Vejamos os principais:
Esse último ponto pode mudar de acordo com o seu nível de fluência na língua. Até porque, com o tempo, a tendência é partir direto para o “sem legendas”.
De qualquer forma, lembre-se de que todo processo de aprendizado precisa de paciência e persistência. Então, vá sempre de acordo com suas possibilidades particulares.
3. Reveja as séries
Independentemente de você utilizar a série para aprender mais do idioma ou para manter o contato com ele, evite ficar pressionando o botão de pause continuamente, atrapalhando a exibição do episódio.
Para entender melhor as frases que passam batido e se familiarizar com o contexto, a melhor opção é rever cada um deles quantas vezes for preciso.
Mad Men, por exemplo — a série de 7 temporadas que fez história na TV mundial —, é ambientada entre anos 60 e 70 e, por isso, lança mão de diálogos que podem ser difíceis de se compreender para quem vive em pleno no século 21.
Assim, para absorver toda a riqueza da história do publicitário Don Draper e ainda aprender o inglês coloquial da década “Paz e Amor”, é necessário ver e rever o seriado (que chegou ao fim em 2015).
Aliás, é justamente por essa técnica de rever as séries ser indispensável para reforçar seus conhecimentos em inglês que é tão importante escolher séries do seu gosto, e iniciar com as que de episódios mais curtinhos.
Nesse caso, use as legendas a seu favor e, quando tiver um pouco mais de tempo, assista anotando as dúvidas que tiver. Depois, você poderá saná-las com profissionais preparados para o ensino de língua inglesa.
Pois é: vale sempre lembrar que, embora seja um ótimo recurso aprender inglês assistindo séries, o ideal é que você não abra mão de um curso de idiomas para a conquista de um certificado. Afinal, só ele será mesmo capaz de dar um upgrade no seu currículo.
https://mytargetidiomas.com.br/blog/3-dicas-para-aprender-ingles-assistindo-series/
Nenhum comentário:
Postar um comentário