30 de set. de 2020

Aulas remotas durante a pandemia

 




A tecnologia está transformando o ensino e a aprendizagem. Ela ajuda os alunos a aprender no próprio ritmo e a se tornarem solucionadores de problemas criativos e colaboradores eficientes. Mas para aqueles que não têm acesso, as lacunas na aprendizagem estão apenas aumentando. Por esse motivo, continuaremos direcionando nossos produtos, funcionários, programas e filantropia para um futuro em que todos os alunos tenham acesso às habilidades necessárias e à educação de qualidade que eles merecem.

No cenário de distanciamento social imposto pelo surgimento da Covid-19, as instituições escolares brasileiras estão se desdobrando para readaptar os planos de aulas e não prejudicar a continuidade da jornada acadêmica dos alunos logo no início do ano. Para este momento, temos uma opção: a Educação a Distância (EAD).

Você se lembra dos antigos cursos por correspondência que existiam desde o século XIX? Então, a EAD à disposição hoje é o resultado de um aprimoramento que tivemos em relação a esses cursos a distância. Isso, claro, com a ajuda das recentes tecnologias digitais.  

Contudo, a questão é que a EAD é uma modalidade ainda pouco explorada pelas escolas da educação básica do Brasil e, por isso, sabemos que muitos educadores estão com dificuldades na hora de criar estratégias, planejar e compartilhar as suas aulas online, ainda mais considerando o contexto de Covid-19 que estamos vivendo. 




A primeira coisa a ser feita é alinhar com a equipe docente da sua escola com qual das estratégias de comunicação abaixo as aulas serão elaboradas:

  • Síncronas – aulas cuja a interação entre o professor e os alunos acontece em tempo real, uma vez que, todos precisam estar ao mesmo tempo e no mesmo ambiente virtual.
  • Assíncronas – são aquelas aulas que acontecem no tempo dos estudantes, isso porque o professor e os alunos não precisam interagir ao mesmo tempo para realizar as atividades

Estabelecer se as aulas serão síncronas ou assíncronas não significa que uma elimina a outra. Por exemplo, você pode marcar uma videoconferência com seus alunos (momento síncrono), mas as atividades que os educandos vão realizar possui um prazo de entrega e cada um faz no seu tempo (momento assíncrono). O importante é trabalhar com os diversos meios e tipos de comunicação e na forma com a qual você e seus alunos vão melhor se adaptar e produzir. 

Fonte: https://escolaemmovimento.com.br/blog/aulas-online/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Figures of speech