No cenário de distanciamento social imposto pelo surgimento da Covid-19, as instituições escolares brasileiras estão se desdobrando para readaptar os planos de aulas e não prejudicar a continuidade da jornada acadêmica dos alunos logo no início do ano. Para este momento, temos uma opção: a Educação a Distância (EAD).
Você se lembra dos antigos cursos por correspondência que existiam desde o século XIX? Então, a EAD à disposição hoje é o resultado de um aprimoramento que tivemos em relação a esses cursos a distância. Isso, claro, com a ajuda das recentes tecnologias digitais.
Contudo, a questão é que a EAD é uma modalidade ainda pouco explorada pelas escolas da educação básica do Brasil e, por isso, sabemos que muitos educadores estão com dificuldades na hora de criar estratégias, planejar e compartilhar as suas aulas online, ainda mais considerando o contexto de Covid-19 que estamos vivendo.
A primeira coisa a ser feita é alinhar com a equipe docente da sua escola com qual das estratégias de comunicação abaixo as aulas serão elaboradas:
- Síncronas – aulas cuja a interação entre o professor e os alunos acontece em tempo real, uma vez que, todos precisam estar ao mesmo tempo e no mesmo ambiente virtual.
- Assíncronas – são aquelas aulas que acontecem no tempo dos estudantes, isso porque o professor e os alunos não precisam interagir ao mesmo tempo para realizar as atividades
Estabelecer se as aulas serão síncronas ou assíncronas não significa que uma elimina a outra. Por exemplo, você pode marcar uma videoconferência com seus alunos (momento síncrono), mas as atividades que os educandos vão realizar possui um prazo de entrega e cada um faz no seu tempo (momento assíncrono). O importante é trabalhar com os diversos meios e tipos de comunicação e na forma com a qual você e seus alunos vão melhor se adaptar e produzir.
Fonte: https://escolaemmovimento.com.br/blog/aulas-online/
Nenhum comentário:
Postar um comentário