30 de set. de 2020

THE THREE LITTLE PIGS

  ATIVIDADE DE INGLÊS 4º, 5º ANOS




 Once upon a time there were three little pigs and the time came for them to leave home and seek their fortunes. Before they left, their mother told them " Whatever you do , do it the best that you can because that's the way to get along in the world.

The first little pig built his house out of straw because it was the easiest thing to do. The second little pig built his house out of sticks. This was a little bit stronger than a straw house. The third little pig built his house out of bricks.

One night the big bad wolf, who dearly loved to eat fat little piggies, came along and saw the first little pig in his house of straw. He said "Let me in, Let me in, little pig or I'll huff and I'll puff and I'll blow your house in!" "Not by the hair of my chinny chin chin", said the little pig. But of course the wolf did blow the house in and ate the first little pig.

The wolf then came to the house of sticks. "Let me in ,Let me in little pig or I'll huff and I'll puff and I'll blow your house in" "Not by the hair of my chinny chin chin", said the little pig. But the wolf blew that house in too, and ate the second little pig......

FONTE:  http://www.hellokids.com/c_14958/reading-learning/stories-for-children/animal-stories-for-kids/the-three-little-pigs

ATIVIDADE REMOTA DE INGLÊS

1- Assista ao vídeo da fábula e depois responda qual fábula é essa? se não conhece peça ajuda de um adulto:

2- Use o dicionário ou o Google tradutor para traduzir essa parte da fábula acima.

3- Escreva um pouco sobre a fábula, quem são os personagens? oque acontece ao decorrer da fábula.

4- Faça desenhos referentes a fábula:


Covid-19: Aulas remotas ? E agora?

 


Seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde 
Site externo
 (OMS) para manter o distanciamento social durante a pandemia de COVID-19, muitas escolas tiveram suas aulas suspensas, para que estudantes, professores e funcionários do quadro escolar fiquem protegidos do vírus e contribuam para conter sua disseminação.

Muitas escolas também têm buscado alternativas para que seus professores continuem dando aulas e o conteúdo do ano letivo não fique atrasado. No entanto, não é só de aulas on-line que o período de quarentena deve se manter: 

para garantir o aprendizado e o desenvolvimento de alunas e alunos, separamos algumas dicas para adultos de ferramentas para auxiliar o ensino que podem ser aproveitadas em casa, além de materiais e cursos enriquecedores para a formação pedagógica de educadores

A família como aliada dos estudantes 

Da mesma forma que os educadores têm feito esforços nesse momento para garantir atividades aos estudantes, a família deve ser aliada dos estudos e da formação social das crianças em casa, durante a quarentena e fora dela. 

Cursos livres para educadores

Para demonstrar apoio ao movimento de isolamento social e aumentar as possibilidades de aprendizado a distância, diversas instituições disponibilizaram cursos gratuitos, de curta duração, para realização no período de quarentena, o que garante uma ótima oportunidade de aprimorar conhecimentos no tempo livre. Confira:

 Portas abertas para a inclusão: educação física inclusiva Site externo: O Instituto Rodrigo Mendes Site externo, em parceria com o Unicef, oferece uma formação continuada para professores, gestores escolares e técnicos de secretarias municipais de educação. O objetivo do curso, que é on-line, gratuito e autoinstrucional, é apoiar a promoção da inclusão escolar de estudantes com deficiência por meio da ressignificação da educação física e de práticas esportivas seguras.

Saiba mais sobre o Portas Abertas para a Inclusão:
Como a Educação Física pode se tornar mais inclusiva
Dicas para tornar inclusiva a educação física nas escolas
Conheça outras publicações do DIVERSA sobre o Portas Abertas

https://diversa.org.br/aulas-formacao-educadores/

Aulas remotas durante a pandemia

 




A tecnologia está transformando o ensino e a aprendizagem. Ela ajuda os alunos a aprender no próprio ritmo e a se tornarem solucionadores de problemas criativos e colaboradores eficientes. Mas para aqueles que não têm acesso, as lacunas na aprendizagem estão apenas aumentando. Por esse motivo, continuaremos direcionando nossos produtos, funcionários, programas e filantropia para um futuro em que todos os alunos tenham acesso às habilidades necessárias e à educação de qualidade que eles merecem.

No cenário de distanciamento social imposto pelo surgimento da Covid-19, as instituições escolares brasileiras estão se desdobrando para readaptar os planos de aulas e não prejudicar a continuidade da jornada acadêmica dos alunos logo no início do ano. Para este momento, temos uma opção: a Educação a Distância (EAD).

Você se lembra dos antigos cursos por correspondência que existiam desde o século XIX? Então, a EAD à disposição hoje é o resultado de um aprimoramento que tivemos em relação a esses cursos a distância. Isso, claro, com a ajuda das recentes tecnologias digitais.  

Contudo, a questão é que a EAD é uma modalidade ainda pouco explorada pelas escolas da educação básica do Brasil e, por isso, sabemos que muitos educadores estão com dificuldades na hora de criar estratégias, planejar e compartilhar as suas aulas online, ainda mais considerando o contexto de Covid-19 que estamos vivendo. 




A primeira coisa a ser feita é alinhar com a equipe docente da sua escola com qual das estratégias de comunicação abaixo as aulas serão elaboradas:

  • Síncronas – aulas cuja a interação entre o professor e os alunos acontece em tempo real, uma vez que, todos precisam estar ao mesmo tempo e no mesmo ambiente virtual.
  • Assíncronas – são aquelas aulas que acontecem no tempo dos estudantes, isso porque o professor e os alunos não precisam interagir ao mesmo tempo para realizar as atividades

Estabelecer se as aulas serão síncronas ou assíncronas não significa que uma elimina a outra. Por exemplo, você pode marcar uma videoconferência com seus alunos (momento síncrono), mas as atividades que os educandos vão realizar possui um prazo de entrega e cada um faz no seu tempo (momento assíncrono). O importante é trabalhar com os diversos meios e tipos de comunicação e na forma com a qual você e seus alunos vão melhor se adaptar e produzir. 

Fonte: https://escolaemmovimento.com.br/blog/aulas-online/


Reativação do Blog- 2020

 Reativação do Blog- 2020

Bom dia a todos peço desculpas por ficar alguns anos inativo,  mais foi por bons motivos , uma segunda graduação e uma pós graduação. conto com todos vocês novamente . 

ENSINO HÍBRIDO: As tecnologias digitais para promover o ensino

 

O que é Ensino Híbrido?

É possível encontrar diferentes definições para Ensino Híbrido nas teorias educacionais. Todas elas apresentam, de forma geral, a convergência de dois modelos de aprendizagem: o presencial, em que o processo ocorre em sala de aula, como vem sendo realizado há tempos, e o online, que utiliza as tecnologias digitais para promover o ensino.

No modelo híbrido, a ideia é que educadores e estudantes possam ensinar e aprender em tempos e locais variados. Principalmente no Ensino Superior, essa realidade está atrelada a uma metodologia de ensino a distância (EAD), em que o ensino presencial se mistura com o ensino remoto. Em alguns casos, algumas disciplinas são ministradas na forma presencial e outras ministradas apenas a distância.

Esse seria o uso original do termo que evoluiu para abarcar um conjunto muito mais rico de estratégias ou dimensões de aprendizagem. Podemos considerar que o termo Ensino Híbrido está enraizado em uma ideia de que não existe uma forma única de aprender e que a aprendizagem é um processo contínuo.

O papel dos educadores 

Com o ensino híbrido, o papel desempenhado pelo professor e pelos alunos sofre alterações em relação à proposta de ensino tradicional e as configurações das aulas favorecem momentos de interação, colaboração e envolvimento com a tecnologia.

O ensino híbrido busca o desenvolvimento da autonomia dos alunos para que possam trabalhar em grupos e compartilharem conhecimentos, utilizando tecnologias digitais como aliadas nesse processo.

Sendo assim, o ensino híbrido parte de uma proposta metodológica que impacta na ação do professor em situações de ensino e na ação dos estudantes em situações de aprendizagem, pois a troca entre os pares com diferentes habilidades e conhecimento se torna mais fluida e participativa.


Fonte: https://www.somospar.com.br/ensino-hibrido/#:~:text=O%20Ensino%20H%C3%ADbrido%2C%20que%20combina,online%20com%20o%20ensino%20presencial.


AULAS ONLINE