22 de nov. de 2011

A TV E A ESCOLA

A TV e a Escola


      Percebemos que nem é preciso levar o televisor até a sala de aula para que a TV esteja presente na escola, pois a cultura televisiva surge em comentários entre alunos e professores sobre determinados programas e personagens. Algum desenho de preferência das crianças, um fato bom ou ruim destacado pelos telejornais, uma competição esportiva do momento e até mesmo cenas de um capítulo de novela são exemplos de como a programação televisiva apresenta-se em outros momentos que não somente naqueles em que se assiste a ela.

Pensa-se também que esta cultura televisiva é inútil e que, até mesmo, chega a atrapalhar o bom andamento da aprendizagem escolar. Quando muito, ao se falar em TV na escola, pensa-se em programas “educativos”, no sentido mais tradicional do que se entende por este termo, desconsiderando-se que “educativo” pode ser tudo e qualquer coisa presente no meio social, inclusive na TV, a depender das relações que se estabeleçam com ela.

      Neste sentido é que a TV presente na escola passa necessariamente pela ampliação da consciência de todos – educadores e educandos – de que as informações disponíveis nos meios de comunicação fazem parte do processo de construção de conhecimentos, embora, na maioria das vezes, de forma inconsciente e até inconseqüente. Por isso, contemplar a programação televisiva para a pauta educativa das escolas requer alguns exercícios por parte dos educadores para que viabilizem processos de ensino e aprendizagem positivos.  Entretanto, cabe aqui mais uma reflexão: o que a televisão ensina? A televisão é concorrente da escola?

            A sedução e a alienação do telespectador seriam fenômenos “naturais” e inevitáveis promovidos pela televisão? As respostas a estas questões não são tão simples e exigem muita pesquisa para entendermos melhor o fenômeno da recepção televisiva, sobretudo pelas crianças e jovens. Entretanto, percebemos que a televisão ensina muito, e não só a respeito de conteúdos, mas também sobre atitudes, valores etc., e que a televisão pode não ser uma concorrente da escola e sim uma parceira, a depender da atuação do educador. Neste contexto, ao lado da sedução praticada pela televisão, a mediação escolar permitiria a educação de telespectadores mais críticos e protagonistas quanto aos conteúdos da programação televisiva.



http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=19&id_subtema=1

Presente progressivo

Presente Contínuo ou Progressivo - Present Continuous or Present Progressive
O Presente Contínuo descreve uma ação que está ocorrendo agora, neste momento, ou que está acabando de acontecer. Observe mais detalhadamente:

- USOS:
1. Ações que ocorrem no momento da fala. A ação tem início antes do momento da fala, continua no momento em que se fala e, provavelmente, continuará depois do momento da fala:

My mother is sweeping the house. (Minha mãe está varrendo a casa.)
Hurry up! We are all waiting for you! (Depressa! Estamos todos esperando por você!)
George is sleeping. (George está dormindo.)
 He is surfing. (Ele está surfando.)


2. Expressa uma ação presente, que pode ou não estar ocorrendo no momento em que se fala:

I'm reading a very interesting book. (Estou lendo um livro muito interessante.)
Is your father working at GM? (O seu pai está trabalhando na GM?)
I'm travelling a lot these days. (Estou viajando bastante nestes dias.)
I'm spending my vacation at the countryside.
(Estou passando minhas férias no interior.)
My sister is studying at Cambridge University.
(Minha irmã está estudando na Universidade de Cambridge.)


3. Descreve uma situação que está se alterando no momento ou na época em que se fala:

The price of fruits is going up again. (O preço das frutas está subindo de novo.)
Those children are getting fatter every day. (Aquelas crianças estão cada dia mais gordas.)
The sky is getting cloudy. (O céu está ficando nublado.)


4. Descreve situações que se repetem constantemente. Nesses casos, o advérbio always é frequentemente usado e se posiciona entre o verbo to be e o verbo principal.
You are always asking something. (Você está sempre perguntando algo.)
He is always complaining about his job. (Ele está sempre reclamando de seu emprego.)

5. Refere-se a ações planejadas que ocorrerão num futuro próximo:
My godmother is having dinner with me tonight. (Minha madrinha vai jantar comigo esta noite.)
We are leaving before 8:00 pm. (Sairemos antes das oito da noite.)
Next weekend I'm going to visit you. (Vou te visitar no próximo final de semana.)
What are you doing tomorrow evening? (O que você vai fazer amanha à noite?)

11 de nov. de 2011

Passado Contínuo ou Progressivo

Passado Contínuo ou Progressivo - Past Continuous or Progressive
O Passado Contínuo, basicamente, descreve uma ação que estava ocorrendo em um certo período no passado.
- FORMAÇÃO:
O Past Continuous é formado pelo passado simples do verbo to be (was/were) + o gerúndio (-ing) do verbo principal.

PAST CONTINUOUS: SUJEITO + PASSADO SIMPLES DO VERBO TO BE + GERÚNDIO DO VERBO PRINCIPAL (-ING)


- FORMA AFIRMATIVA:

Iwas working
Youwere working
Hewas working
Shewas working
Itwas working
Wewere working
Youwere working
Theywere working



 
O Past Continuous é usado para:
1. Descrever uma ação em andamento num determinado momento no passado:


Fred was dancing with his girlfriend. (Fred estava dançando com sua namorada.)
I was talking to my boss when you called me yesterday afternoon.
(Eu estava falando com meu chefe quando você me ligou ontem à tarde.)

At 7:00 a.m., I was flying over San Francisco. (Às 7:00 eu estava voando sobre São Francisco.)
My father arrived when my mother was cooking. (Meu pai chegou quando minha mãe estava cozinhando.)
In 2001 he was living in Dublin. (Em 2001 ele estava morando em Dublin.)
They were screaming last night. (Eles estavam gritando ontem à noite.)
We were going to the beach when our car broke down. (Estávamos indo para praia quando nosso carro estragou.)
When I got up this morning the sun was shining. (Quando acordei hoje de manhã o sol estava brilhando.)
What were you doing at 6:00 p.m.? (O que você estava fazendo às 18:00?)
It was raining this morning. (Estava chovendo hoje de manhã.)

6 de nov. de 2011

Ranking das Principais Redes Sociais no Brasil

Ranking das Principais Redes Sociais no Brasil

22/08/2011
por Alquimia Popular

Brasil dos poucos Internautas

Com a ascensão das mídias sociais no país não faltam matérias, notícias e pesquisas a serem publicadas sobre o tema abordando o comportamento sociável do brasileiro adepto às novas tecnologias. Muito se fala em números e pouco se fala em teoria. Partindo dos pressupostos teóricos, quais seriam as maiores redes sociais on-line no Brasil por número de usuários ativos?

Segundo pesquisa feita pelo Ibope e publicada pela Revista Época, o Top 10 Brasil seria:

1 – MSN * com 27.4 milhões
2 – Orkut  com 26 milhões
3 – Youtube com 20 milhões
4 – Twitter com 9.8 milhões
5 – Facebook com 9.6 milhões
6 – Skype * com 5 milhões
7 – FormSpring * com 4 milhões
8 – Flickr com 3.5 milhões
9 – Ning com 3 milhões
10 – Sonico com 2 milhões

Conforme o gráfico acima, percebemos que, ainda, mais da metade dos brasileiros não tem acesso à internet ou não a usam. Somos mais de 190 milhões de brasileiros e 116 milhões (61,2%) não usufruem da web. A pesquisa do IBGE usou como critério o acesso à internet através de residências, trabalho, escolas e cybers ou lan houses.

Outro dado importante, que se refere ao segundo gráfico: Não podemos inferir dos 73,9 milhões de brasileiros que usam a internet, quantos já possuem alguma conta nas redes sociais.

Dos que usam a internet e tem uma conta nas redes sociais, vale pensarmos que um usuário do top pode muito bem ser usuário de qualquer outra rede, ou seja, posso ter uma conta MSN, Orkut, Youtube, mas não ter uma conta Ning, por exemplo, o que nos faz entender que não se pode estimar o número total de usuários nas redes sociais.

Mas podemos deduzir que apenas 37,07% das pessoas que tem acesso à internet no Brasil usam o MSN, ou seja, só 27,4 milhões de brasileiros. Isso representa quase 15% da população total.

http://alquimiapopular.wordpress.com/2011/08/22/ranking-das-principais-redes-sociais-no-brasil/

O jovem brasileiro e as redes sociais


n_jovem_redes-sociais_

Quem gosta de dados sobre redes sociais vai adorar essa sondagem feita pelo [N]Jovem, site do núcleo jovem da editora Abril, que investigou como os jovens brasileiros utilizam as redes sociais e chegou a informações interessantes.

Você sabia que ?
  • Publicidade em promoções e jogos são mais bem vistas nas redes sociais do que inserções em mídias tradicionais como banners.
  • Twitter é a rede social mais popular.
  • O Facebook é mais popular do que o Orkut entre os jovens de 19 a 24 anos, mas entre os jovens de 15 a 18 anos o Orkut ainda é mais forte.
  • Música, entretenimento, jogos e revistas foram os temas citados como relevantes em redes sociais pelos entrevistados.
  • Os jovens não tem o costume de comprar clicando em publicidade nas redes sociais, mas procuram informações sobre produtos ou serviços antes de consumir. Críticas e elogios nas redes sociais influenciam fortemente em sua decisão de compra.
  • 85% dizem que não conseguem ficar mais de um mês sem acesso às redes.
  • 34% conhece alguém que teve informações roubadas ou violadas nas redes sociais. A grande maioria ainda pensa que fornecer informações pessoais nas redes sociais não é seguro, e tem medo de ser vítima de roubo de informações.

http://comunicadores.info/2011/07/20/o-jovem-e-as-redes-sociais/

Black Consciousness Movement